
Quando deus criou a música
16/06/2023    Em uma pesquisa que realizei com representantes de 150 igrejas do Brasil, o “louvor morno” foi o resultado de 73% das congregações. Em contraste com esse dado, apenas 14,2% deles afirmaram ter um “louvor vivo” em sua igreja, com instrumentos, ensaio do grupo de louvor, pontualidade, espiritualidade, entre outros pontos (Clique aqui para baixar a pesquisa “Louvor vivo” e avaliar a música da sua igreja).
     Dentro da Igreja Adventista há direcionamentos para que o culto “seja acompanhado de instrumentos de música habilmente tocados”1, como escreveu Ellen White. As orientações para a música litúrgica nos escritos da pioneira adventista sempre dão ênfase à música congregacional: “O canto não deve ser sempre feito por uns poucos. O mais frequentemente possível, una-se toda a congregação”2.
     Para esse fim, White salienta a escolha dos cantores, o ensaio e o canto em harmonia, elementos fundamentais para um louvor envolvente: “Organizai um grupo dos melhores cantores, cuja voz possa guiar a congregação... Os que cantam devem esforçar-se para cantar em harmonia; devem dedicar algum tempo a ensaiar, de modo a empregarem esse talento para glória de Deus.”3
     A porcentagem de 12,8% confessou ter um “louvor morto” em sua igreja, sem qualquer preparo ou poder. Em 1871 Ellen White já advertia que “as reuniões de conferências e oração não devem tornar-se tediosas”4. Já destacava também que a escolha das músicas do culto vai dar o tom de celebração ou funeral: “Os que fazem do canto uma parte do culto divino, devem escolher hinos com música apropriada para a ocasião, não notas de funeral, porém melodias alegres, e todavia solenes”5.
     O equilíbrio perfeito entre alegria e solenidade, técnica e preparo espiritual, ensaio durante a semana e a manifestação do Espírito Santo durante o culto, tudo vai direcionar a congregação a vivenciar a adoração plena. White destaca que “o Senhor Se regozija com Sua igreja quando esta canta”6. Então por que ainda muitas igrejas têm um louvor mecânico, frio ou sem preparação técnica e espiritual?
As 17 questões que levantei na pesquisa “Louvor vivo” têm como objetivo avaliar, levar à reflexão e ação, de modo que todas as igrejas possam desenvolver melhor o canto congregacional. Afinal, o louvor é privilégio de todas as igrejas. Como salienta White: “Pode uma congregação ser a mais pobre da Terra, sem música nem ostentação exterior, mas se ela possuir esses princípios, os membros poderão cantar, pois a alegria de Cristo está em sua alma, e esse canto podem eles dedicar como oferenda a Deus”7.
Referências
1 – Testimonies, vol. 9, pág. 144
2 – idem
3 - Evangelismo, pág. 506
4 - Review and Herald, 3 de maio de 1871
5 - Signs of the Times, 22 de junho de 1882
6 - Evangelismo, 504
7 - Manuscrito 123, 1899
Louvor Vivo
ANÁLISE DA MÚSICA EM MINHA IGREJA (Por: Daniel Ludtke)
Marque 5 se a resposta for SIM, COM CERTEZA; marque 1 se a afirmação for NÃO DEFINITIVAMENTE; ou assinale os números intermediários de acordo com a realidade da sua igreja.
| 1. Os cultos de sua igreja têm acompanhamento instrumental no louvor. | 1 2 3 4 5 | 
| 2. Na hora do louvor começar, a maioria dos membros já está presente. | 1 2 3 4 5 | 
| 3. A música não é usada para tapar buraco, mas sempre dentro de um cronograma. | 1 2 3 4 5 | 
| 4. Existe um grupo que ministra o louvor, dividindo as músicas em vozes. | 1 2 3 4 5 | 
| 5. O líder do louvor é devidamente preparado para a ministração. | 1 2 3 4 5 | 
| 6. Existe ensaio para os momentos de louvor. | 1 2 3 4 5 | 
| 7. O canto congregacional tem prioridade em sua igreja, não os solos. | 1 2 3 4 5 | 
| 8. A música especial da quarta-feira é tão “especial” quanto a de sábado. | 1 2 3 4 5 | 
| 9. A vida espiritual dos músicos é exemplo para os outros membros. | 1 2 3 4 5 | 
| 10. Geralmente as músicas estão ligadas ao assunto do sermão, e são uma ponte para o mesmo. | 1 2 3 4 5 | 
| 11. Os membros cantam de verdade. | 1 2 3 4 5 | 
| 12. O grupo que ministra o louvor ou quem canta a música especial, expressa adoração, não orgulho, insegurança ou displicência. | 1 2 3 4 5 | 
| 13. A escala de músicas especiais é feita com antecedência. | 1 2 3 4 5 | 
| 14. O sonoplasta é pontual e atento à sequência do culto. | 1 2 3 4 5 | 
| 15. O sistema de som da sua igreja é apropriado. | 1 2 3 4 5 | 
| 16. Sua igreja tem um repertório variado. | 1 2 3 4 5 | 
| 17. Geralmente o momento de louvor preenche o coração e dá aquele sentimento: “Se o culto fosse até aqui, eu já podia voltar pra casa...” | 1 2 3 4 5 | 
| TOTAL | 
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ANÁLISE
65 a 85 – Louvor vivo
41 a 64 – Louvor morno
17 a 40 – Louvor morto




